Copas do Mundo de 1930 a 2022: A Primeira Edição – 1930
A primeira das 21 Copas do Mundo aconteceu no Uruguai em 1930 e marcou o início da maior competição de futebol do planeta. Apenas 13 seleções participaram, todas convidadas, já que não havia eliminatórias. Curiosamente, as seleções europeias enfrentaram dificuldades financeiras para viajar até o Uruguai, com apenas quatro países da Europa participando: França, Bélgica, Romênia e Iugoslávia. Outra curiosidade é que a final, disputada entre Uruguai e Argentina, teve dois árbitros — um para cada tempo do jogo — por conta de uma disputa sobre qual bola usar. O Uruguai venceu por 4 a 2 e se tornou o primeiro campeão mundial.
Primeiro Europeu Campeão — Itália 1934
A edição de 1934 foi sediada na Itália e foi a primeira edição a contar com eliminatórias. Essa Copa ficou marcada pelo uso político de Benito Mussolini, que via no torneio uma oportunidade de exibir a força de seu regime fascista. Essa foi a única Copa onde o país anfitrião precisou disputar as eliminatórias, mas conseguiu ser campeã derrotando a Tchecoslováquia por 2 a 1 na final.
O Primeiro Bicampeonato é Italiano — 1938
A França recebeu a Copa do Mundo de 1938, que contou com outra peculiaridade: foi a primeira vez que o campeão anterior, no caso, a Itália, e o país-sede se classificaram automaticamente. O ponto negativo desse mundial foi a não participação da Espanha, envolvida em uma guerra civil, seguida pela ausência de seleções sul-americanas como Argentina e Uruguai, que boicotaram a competição. A Itália conquistou o primeiro bicampeonato da história ao vencer a Hungria por 4 a 2 na final.
Maracanazo — O Brasil Chora em 1950
Após uma pausa de 12 anos devido à Segunda Guerra Mundial, a Copa voltou em 1950, no Brasil. Essa edição trouxe um formato curioso: não houve uma final única, mas sim uma fase final com pontos corridos entre quatro seleções. O último jogo, porém, acabou sendo decisivo e ficou marcado como o “Maracanazo”. O Brasil, que precisava apenas empatar, foi derrotado pelo Uruguai por 2 a 1 em pleno Maracanã lotado com cerca de 200 mil torcedores. Até hoje, essa derrota é uma das mais emblemáticas da história do futebol.
O Milagre de Berna — Mundial de 1954
A Suíça sediou a Copa de 1954, famosa por ser a primeira transmitida pela televisão, teve outro fato curioso que foi a alta média de gols por jogo – 5,38 -, a maior de todas as edições até hoje. A final, conhecida como “Milagre de Berna”, foi vencida pela Alemanha Ocidental, que surpreendeu o mundo ao derrotar a favorita Hungria de Puskas por 3 a 2. Essa foi a primeira vez que a Alemanha conquistou o título mundial, marcando o início de sua tradição no futebol.
Você também pode gostar:
- Racismo no futebol: até quando?
- Indian Wells 2025: Destaques e Expectativas
- Corinthians é atropelado pelo Barcelona na Libertadores
- São Paulo vence e avança à semifinal do Paulistão 2025
- Paulistão e Carioca: Flu atropela e trio paulista avança